A atividade farmacêutica no país teve início ainda no período colonial. Os jesuítas foram os primeiros a assumirem as funções dos cuidados com a saúde. O desenvolvimento do setor começou a ganhar força em 1640 quando foi legalizada, pela coroa Portuguesa, as boticas como ramo comercial. Com a constituição do ensino farmacêutico em 12 de abril de 1809, através da criação da cadeira de Medicina, Química, Matéria Médica e Farmácia na faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, inicia-se a educação farmacêutica no Brasil.
Como continuidade a este processo em 1832, são criados os cursos de Farmácia ainda ligados as escolas de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia e em 1839 é fundada a Escola de Farmácia de Ouro Preto - MG, a primeira a se tornar autônoma em relação ao curso de Medicina e a praticar o ensino farmacêutico na America do Sul.  
 As transformações tecnológicas e as necessidades de cuidados com a saúde trouxeram para os farmacêuticos novos desafios e a possibilidade de medicamentos mais seguros e efetivos o que tornou este profissional indispensável para a sociedade contemporânea.  As áreas de atuação deste profissional contemplam as Análises Clínicas e Toxicológicas, Farmácias e drogarias, Pesquisa Clínica, Distribuição e Transportes de medicamentos, Saúde Pública, Resíduos farmacêuticos e Educação. 
No estado de Sergipe a graduação em farmácia só veio ocorrer a partir de junho de 1996, contando com o pioneirismo da Universidade Tiradentes. A grande responsável pela consolidação deste sonho foi à professora Mestre Ana Guedes de Brito, farmacêutica que chegou ao estado em 1991 vinda de Rondônia.   O estado se encontrava em condição de defasagem em relação ao número de profissionais e consequentemente aos serviços farmacêuticos ofertados, ficando a sociedade sergipana privada da integralidade dos serviços farmacêuticos. Com o apoio do magnífico Reitor Jouberto Uchoa de Mendonça foi constituído o primeiro curso de Farmácia do Estado de Sergipe, com o processo seletivo, acontecendo em junho de 1996.  
Desde então, o curso de farmácia da UNIT tem construído uma história de sucesso, tendo como referência a incorporação dos egressos em amplo contexto nas atividades farmacêuticas, contemplando as diversas áreas de atuação profissional. Das análises clínicas à área de produção de medicamentos e alimentos, passando pelo dinamismo da assistência farmacêutica pública e privada, pelo aprimoramento dos conceitos através da carreira acadêmica, entre outras áreas, os egressos fazem a sua própria história de sucesso neste estado e em outras regiões do Brasil e do mundo.

 


Contatos

Farmácia - Unit

Universidade Tiradentes - Aracaju